O DJ segmentado e o DJ eclético

O DJ e sua importância.
27 de fevereiro de 2019
Fabio Reder é o novo contratado da agência Hypno
3 de outubro de 2019
Exibir tudo

Group of dancing young people enjoying night in club

Muitos irão dizer que existem muitos DJs que tocam vários tipos de músicas, portanto, existem vários tipos de segmentos de DJs.

Não, não existem e vou explicar.

A principal diferença entre os DJs segmentados e os ecléticos é o tipo de músicas que tocam.

O DJ segmentado, segue o formato específico de repertório musical que não é mudado pela pista de dança, contratante ou local que ele esteja tocando. Ele entende que a pessoa que o contrata já sabe que ele toca somente músicas brasileiras, por exemplo, e por isso no repertório que ele apresenta não existem músicas estrangeiras ou de outras línguas. Caso precise fazer mudanças no repertório musical ele só executa no segmento que ele toca.

Isso parece ruim ? Não se pensarmos que o DJ segmentado possui profundo conhecimento daquilo que está tocando e pode atender o público mais exigente daquele estilo musical que está tocando. A contratação de um DJ segmentado pode ser uma ótima alternativa se a pista de dança for para pessoas específicas daquele estilo musical. Por isso, nessa situação, o DJ segmentado leva vantagem.

O DJ eclético é aquele profissional que é especializado em todo tipo de repertório, possui uma vasta biblioteca de músicas e pode atuar em diversas situações. Ele pode variar o repertório o tempo inteiro durante a mesma apresentação, viajando por estilos e segmentos musicais, sempre que for preciso.

Isso parece bom ? Nem sempre. Numa pista com DJ eclético podem existir pessoas exigentes que gostem de um tipo de música e não gostem de outro, que conheçam profundamente um estilo musical que expressem um senso crítico agressivo. O DJ eclético também não consegue ter o conhecimento profundo sobre um segmento musical específico como o DJ segmentado, mas principalmente se o DJ não souber fazer transições exatas nas músicas ele pode simplesmente se parecer com um Jukebox. Aquelas máquinas que as pessoas colocam moedas para ouvirem músicas.

Não existe uma regra exata de que um DJ seja melhor que o outro. Isso depende de como eles serão utilizados. Ambos são boas escolhas, quando planejados para um público específicos. Portanto, quando for contratar um DJ, primeiro tenha em mente exatamente oque gostaria receber desse DJ na festa que ele irá tocar.

Eu sou Fabio Reder, DJ profissional e produtor musical.

2 Comentários

  1. Rafael Silva disse:

    Ótima síntese do Nosso universo.

    ABS.

  2. Tânia Cristina Hortega Rogel disse:

    Ótima explicação DJ FÁBIO REDER, dignas de um conhecedor nato de sua profissão e que se orgulha em fazê-la pensando sempre e em primeiro lugar em agradar o contratante e seus convidados.
    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *