Ser DJ. Por Fabio Reder

DJ Fabio Reder Casamento Quinta
Matéria YesWedding do casamento da Giuliana com o Guilherme.
25 de novembro de 2019
4 dicas para uma pista animada
4 de dezembro de 2019
Exibir tudo
Ser DJ por Fabio Reder

O Universo DJ é enorme e bastante complexo. Com muita história, informações, comportamento, mentiras e verdades, que se confundem com a própria vida. É compreensível, já que o DJ é o maestro de um dos presentes da vida, a música.

Existe uma paessoa que rege uma sequência musical capaz de afetar um enorme grupo de outras pessoas. O DJ.

O DJ é a pessoa que dedica sua vida á música e ao divertimento de pessoas desconhecidas, produzindo sensações e emoções através de uma sequência musical envolvente.

Um bom DJ possui vasto repertório musical quase infinito, mas isso não é o ponto mais importante para ser um bom DJ. Além das músicas, um bom DJ também precisa ter conhecimento de equipamentos de áudio, uma boa audição, comportamento ético, respeito ao público, postura profissional, conhecimento da história da música e estar sempre conectado ás mudanças musicais que acompanham as novidades dos tempos.

Ao longo dos anos o DJ se tornou a pessoa mais importante para a música no mundo. Os artistas e as gravadoras passaram á oferecer gratuitamente suas músicas para que os DJs tocassem em suas festas, dando um empurrão para que essas músicas se tornassem sucesso.

Isso passou a ser chamado de “Jabá”.

Além do Jabá, os DJs passaram a criar suas próprias versões musicais, moldando uma identidade específica e característica de cada profissional.

Também se tornaram produtores musicais de grandes artistas e passaram a arrastar multidões em suas apresentações.

Os DJs se tornaram tão importantes que grandes multinacionais passaram a investir caminhões de dinheiro em alguns DJs, fazendo girar outros caminhões de dinheiro todos os anos.

Uma verdadeira legião cultural passou a ser associada a figura do DJ.

Com tudo isso também veio o interesse de algumas pessoas que se interessaram em ser DJ, mas que não tinham o dom para esta profissão. Queriam mesmo é aparecer de alguma forma. Isso gerou um xoque de opiniões e qualidade nos trabalhos de ambos os lados.

O DJ de verdade, profissional que dedica sua vida á alegrar as pessoas com suas músicas, atualmente é uma pessoa muito ocupada, sempre lendo, ouvindo e interagindo com as novidades do mundo. Antes da internet, os DJs se preocupavam com as novidades em discos que vinham mensalmente dos Estados Unidos e da Europa.

A maioria dos DJs dedica pouco tempo para a família e amigos. A atividade profissional consome muito tempo. Ele quase não dorme, come pouco, não pratica atividade física e um dia de 24 horas passa a ser pouco comparado a tudo que ele precisa fazer para ser diferenciado e reconhecido.

Por outro lado, alguns DJs passaram á organizar melhor seu tempo, dedicaram-se á outras atividades ligadas a música e isso fez com que a qualidade de vida passasse a ser melhor.

Um DJ profissional baseia sua vida na música e sons. Tudo que pode ser trabalhado com música e sons ele pode estar presente. Para quem pensa que DJ é só aquele cara que fica atrás de equipamentos caros ou baratos, tocando músicas, balançando os braços e falando no microfone, está bastante errado.

O DJ invade os sentimentos das pessoas sem que elas percebam e faz surigir sensações das mais variadas, usando uma técnica só dele que se chama “Feeling”.

Mas falarei dela em outra matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *